Francisco escreveu aos quase sete milhões de seguidores na rede social Twitter
Cidade do Vaticano, 07 jun 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco renovou hoje os apelos para evitar o desperdício alimentar, numa mensagem dirigida aos quase sete milhões de seguidores na rede social Twitter.
“O consumismo incentivou-nos ao hábito do desperdício. Mas a comida que se deita fora é como se fosse roubada aos pobres e aos famintos”, refere o texto, divulgado em nove línguas, incluindo o português.
A intervenção recupera parte da reflexão apresentada pelo Papa na quarta-feira, Dia Mundial do Ambiente, quando falou das ameaças de uma cultura do “descartável” e do desperdício, por causa do consumismo.
De acordo com a organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), 1,3 mil milhões de toneladas de comida são desperdiçadas anualmente, número equivalente à quantidade de alimentos produzidos em toda a África subsariana; todos os dias mais de 20 mil crianças com menos de cinco anos morrem de fome.
“A cultura do descartável tornou-nos insensíveis ao lixo e ao desperdício alimentar, que são ainda mais lamentáveis quando em todas as partes do mundo, infelizmente, muitas pessoas e famílias sofrem de fome e subnutrição”, observou Francisco, perante dezenas de milhares de pessoas, na Praça de São Pedro.
O Papa tem neste momento mais de 6,8 milhões de seguidores na sua conta da rede social Twitter, ‘@pontifex’.
OC