Buenos Aires, 17 fev 2014 (Ecclesia) – O Governo da Argentina anunciou hoje que o Papa Francisco renovou o seu passaporte e o documento nacional de identificação (DNI), com os quais tenciona “continuar a viajar pelo mundo”.
O ministro do Interior e dos Transportes, Florencio Randazzo, emitiu um comunicado no qual explica que o processo de renovação foi gerido pelo embaixador argentino junto da Santa Sé.
“O Papa fez como todos os argentinos, tirou uma foto, a impressão digital e assinou, em cerca de 15 minutos. Nos próximos dias vai receber [os documentos] na Domus de Santa Marta, no Vaticano, onde declarou residência”, adiantou Randazzo.
Para o governante, o gesto do Papa argentino “enche de orgulho” o seu país natal, dado que poderia ter optado por pedir um passaporte do Estado da Cidade do Vaticano.
A renovação dos documentos foi tratada em Roma, através do centro digital que o Governo da Argentina tem a funcionar na capital italiana.
Segundo o ministro do Interior, Jorge Mario Bergoglio disse ao embaixador Juan Pablo Cafiero que queria “continuar a viajar pelo mundo com o passaporte argentino” e que pediu “expressamente para não gozar de nenhum privilégio” neste processo.
OC