Tema esteve presente em encontro com bispos e audiência ao primeiro-ministro da Lituânia
Cidade do Vaticano, 19 set 2013 (Ecclesia) – O Papa deixou hoje novos apelos ao diálogo e às negociações na Síria para pôr fim a um conflito que se arrasta desde 2011, provocando mais de 100 mil mortes e milhões de refugiados.
Francisco encontrou-se no Vaticano com o primeiro-ministro da Lituânia, país que preside ao Conselho da União Europeia, tendo ambos sublinhado a “necessidade de assegurar a paz no Médio Oriente, em particular na Síria, privilegiando uma solução política da crise através do diálogo e da negociação”, adianta a sala de imprensa da Santa Sé.
O Papa voltaria à questão durante outro encontro, com bispos católicos ordenados no último ano, no qual estavam dois prelados sírios.
“A presença de dois bispos sírios leva-nos mais uma vez a pedir em conjunto o dom da paz, a Deus. Paz para a Síria, paz para o Médio Oriente, paz para o mundo”, disse.
De acordo com as Nações Unidas, o conflito na Síria entre a oposição ao regime e o presidente al-Assad, fez mais de 100 mil mortos desde 2011 e cerca de dois milhões de refugiados.
O encontro entre o Papa Francisco e o primeiro-ministro da Lituânia, Algirdas Butkevičius, passou também em revista as relações bilaterais, “em particular o contributo que a Igreja Católica oferece há séculos à sociedade, no campo educativo e social, bem como o seu empenho em favor da família e da formação das consciências para os valores espirituais”.
Butkevičius encontrou-se ainda com o ainda secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, e o secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Dominique Mamberti.
OC