Vaticano: Papa renova apelo por solução negociada para guerra síria

Francisco recebeu 300 fiéis da Igreja Católica na região

Cidade do Vaticano, 30 nov 2013 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano peregrinação de cerca de 300 católicos da Síria, perante os quais reforçou o seu pedido de uma solução justa para a guerra no país.

“Renovamos o nosso premente apelo aos responsáveis, para que cessem todo o tipo de violência e, mediante o diálogo, encontrem soluções justas e duradouras para um conflito que já causou tantos danos”, declarou Francisco.

O Papa destacou a importância do “devido respeito entre as várias confissões religiosas”, para garantir a todos “ futuro baseado nos direitos inalienáveis da pessoa, inclusive a liberdade religiosa”.

Na sua saudação, Francisco dirigiu o seu pensamento “aos irmãos e irmãs da Síria, que, há tanto tempo, passam por uma grande tribulação”, e rezou por aqueles que perderam a vida e pelos seus entes queridos.

“Que o Senhor enxugue as lágrimas destes seus filhos”, disse o Papa, que manifestou “a solidariedade de toda a Igreja, para confortá-los na angústia e livrá-los do desespero”.

Francisco agradeceu aos fiéis presentes pela visita ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo como “testemunhas das origens apostólicas da fé”, elogiando o papel histórico da Igreja greco-melquita no Médio Oriente.

O Papa repetiu que “não se resigna a pensar num Médio Oriente sem a presença de cristãos”, pedindo sensibilidade “ecuménico e inter-religiosa”.

“Encorajo-os a manter firmes as raízes humanas e espirituais da tradição melquita, custodiando, em todos os lugares, a identidade greco-católica, porque toda a Igreja precisa do património do Oriente cristão, do qual também são herdeiros”, acrescentou.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR