Vaticano: Francisco passou noite tranquila, após episódios de «insuficiência respiratória aguda»

Papa inicia 19.º dia internamento, mantendo prognóstico reservado

Foto EPA/Lusa

Cidade do Vaticano, 04 mar 2025 (Ecclesia) – O Vaticano informou hoje que o Papa teve uma noite tranquila, após ter registado dois episódios de “insuficiência respiratória aguda” na segunda-feira.

“O Papa dormiu toda a noite e agora prossegue com o repouso”, indica a breve nota enviada aos jornalistas.

A Sala de Imprensa da Santa Sé referiu, ao final da manhã, que o Papa prossegue a sua terapia respiratória e a sua fisioterapia, tendo retomado “a ventilação de alto débito(ou seja, não mecânica) com cânulas nasais de oxigénio”.

“A manhã foi dedicada ao repouso e à oração. A situação é atualmente estável num quadro complexo”, adianta o portal ‘Vatican News’.

Francisco está a ser acompanhado pelos médicos do Governatorato da Cidade do Vaticano e um grupo de profissionais do Gemelli.

Na tarde de segunda-feira, Francisco apresentou dois episódios de “insuficiência respiratória aguda, que levaram a equipa médica a retomar a ventilação mecânica não invasiva.

O último boletim com informações clínicas, enviado aos jornalistas, indica que o Papa registava uma “acumulação significativa de muco endobrônquico e consequente broncoespasmo”.

“Por isso, foram efetuadas duas broncoscopias com necessidade de aspiração de secreções abundantes. Durante a tarde, foi retomada a ventilação mecânica não invasiva”, acrescentava a nota.

O Papa “manteve-se sempre alerta, orientado e cooperante”, continuando com prognóstico “reservado”, conclui o boletim diário.

Francisco está desde 14 de fevereiro no Hospital Universitário Agostino Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios.

O quarto e mais longo internamento do atual pontífice, no 10.º andar do Gemelli, aconteceu na sequência da “exacerbação da bronquite” que o vinha a afetar há vários dias.

Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; na sua juventude, foi operado a um pulmão, parcialmente retirado.

A 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja Católica e também o primeiro pontífice sul-americano.

OC

Notícia atualizada às 12h25 de 04.03.2025

A Santa Sé anunciou ainda que os exercícios espirituais de Quaresma, para a Cúria Romana – em que estava prevista a participação do Papa – vão ter lugar em “comunhão espiritual” com Francisco, como previsto, de 9 a 14 de março.

As reflexões vão ser orientadas pelo padre Roberto Pasolini, sobre o tema ‘A esperança da vida eterna’.

Partilhar:
Scroll to Top