Vaticano: Papa regista novas melhorias e suspende ventilação mecânica

Francisco concelebrou Missa na solenidade de São José, data do início solene do pontificado

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 19 mar 2025 (Ecclesia) – O Papa continuou a registar melhorias no seu estado de saúde, após mais de um mês de internamento no Hospital Gemelli, informou o Vaticano.

Confirma-se que o estado clínico do Santo Padre está a melhorar. O Santo Padre suspendeu a ventilação mecânica não invasiva e reduziu também a necessidade de oxigenoterapia de alto débito”, refere uma breve nota enviada aos jornalistas.

O novo boletim com informações médicas acrescenta que Francisco continua a registar progressos na “fisioterapia motora e respiratória”.

“Esta manhã, na solenidade de São José, o Santo Padre concelebrou a Santa Missa”, conclui o comunicado..

Foi nesta solenidade, a 19 de março 2013, o Papa presidiu à Missa de inauguração do seu pontificado, na Praça de São Pedro.

Citando os médicos, o portal ‘Vatican News’ acrescenta que “as infecções pulmonares estão controladas, embora não eliminadas”.

“Os valores das análises clínicas estão dentro dos limites da normalidade. O Papa continua a não ter febre”, pode ler-se.

Sobre as celebrações da Semana Santa, o Vaticano precisa que “ainda não foi tomada qualquer decisão”.

Francisco está internado no Gemelli desde 14 de fevereiro, tendo sido diagnosticado com uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias, que se agravou para uma pneumonia bilateral.

O Papa deixou de ter prognóstico reservado a 10 de março, após a estabilização da infeção respiratória, registando melhorias, mas continua sem previsão de alta médica, dado que ainda necessita de tratamento em ambiente hospitalar.

OC

Partilhar:
Scroll to Top