Porta-voz adianta que agenda dos próximos dias vai ser limitada
Cidade do Vaticano, 27 nov 2023 (Ecclesia) – O Vaticano informou hoje que o Papa está a registar melhorias no seu estado de saúde, após uma inflamação pulmonar que o levou a fazer exames no sábado, em Roma.
“Confirmo que a TAC excluiu a hipótese de pneumonia, mas revelou uma inflamação pulmonar que causou algumas dificuldades respiratórias”, refere uma nota do diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
O porta-voz do Vaticano precisa que, para “um tratamento mais eficaz”, foi colocado um acesso venoso periférico, para administração de “antibioterapia”.
Esta situação era visível, este domingo, na transmissão da oração do ângelus, a que Francisco presidiu, sentado, desde a capela da Casa de Santa Marta, onde reside.
Segundo Matteo Bruni, “o estado de Papa é bom e estável, não tem febre e a sua situação respiratória está a melhorar claramente”.
O Vaticano precisa que, “a fim de facilitar a recuperação do Papa, alguns compromissos importantes previstos para estes dias foram adiados”.
Outros eventos, “de caráter institucional ou mais fáceis de manter dado o seu atual estado de saúde”, continuam na agenda.
Já esta manhã, o Papa recebeu em audiência privada o presidente do Paraguai, Santiago Peña Palacios, que se reuniu ainda com os responsáveis da diplomacia da Santa Sé.
As duas partes debateram o programa de luta contra a pobreza do novo governo paraguaio e a proteção do ambiente, segundo nota divulgada pelo Vaticano.
Francisco vai visitar os Emirados Árabes Unidos a partir de sexta-feira, para discursar na COP28, que decorre no Dubai
OC
Vaticano: Papa recitou ângelus desde a Capela de Santa Marta, devido a problema de saúde