Vaticano: Papa regista «ligeiras melhorias» e prossegue convalescença em Santa Marta

Forma de participação na oração do ângelus vai ser anunciada este sábado

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 04 abr 2025 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano disse hoje aos jornalistas que o Papa registou “ligeiras melhorias”, do ponto de vista respiratório, motor e no uso da voz, continuando a realizar fisioterapia motora e respiratória.

Segundo as informações avançadas por Matteo Bruni aos jornalistas, os exames de sangue mostram melhorias nos “indicadores infeciosos”.

Quanto à oxigenação, a mesma “diminuiu ligeiramente”, durante o dia, com administração de alto débito, com cânulas nasais, durante à noite.

A sala de imprensa da Santa Sé indica que o Papa “acompanha as actividades da Cúria, os acontecimentos da Igreja, recebe documentos para estudar e assinar” e “continua a trabalhar” no segundo andar da Casa de Santa Marta, onde reside, tendo acompanhado a Missa pelos 20 anos da morte de São João Paulo II, esta quarta-feira, e a pregação da Quaresma desta manhã, transmitida desde o Auditório Paulo VI.

O padre Roberto Pasolini, pregador da Casa Pontifícia, dirigiu a Francisco uma saudação especial, no início da meditação: “Esperamos que esta força com a qual Cristo ressuscitou dos mortos seja infundida também no Santo Padre, para que ele possa levantar-se e retomar o leme da Igreja neste tempo de Jubileu”.

O Papa continua sem receber visitas e mantém o “bom humor”, indicou Matteo Bruni, no 13.º dia de convalescença do pontífice.

Junto de Francisco continuam a estar, 24 horas por dias, membros do pessoal médico e sanitário, tanto do Hospital Gemelli como da Direção da Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, e os seus secretários particulares.

De momento ainda não existe nenhuma indicação sobre os ritos da Semana Santa. que se inicia a 13 de abril, nem sobre a presença do Papa, nem sobre a possível delegação da presidência das celebrações.

A sala de imprensa da Santa Sé considera que “é prematuro falar sobre isso”, explicando que eventuais pormenores surgirão mais perto das celebrações.

A forma de participação de Francisco na recitação do ângelus deste domingo vai ser anunciada no sábado, admitindo-se que possa acontecer “de uma forma diferente” – nas últimas semanas, o Vaticano tem divulgado apenas o texto escrito pelo Papa.

O calendário de celebrações do Ano Santo 2025 prossegue em Roma, com o Jubileu dos Doentes, neste sábado e domingo.

A homilia da Missa dominical, na Praça de São Pedro (10h30 locais, menos uma em Lisboa), vai ser escrita por Francisco e lida pelo arcebispo D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.

Seis grandes eventos reuniram até agora jornalistas, militares e polícias, artistas, diáconos, voluntários e missionários da Misericórdia, tendo os últimos quatro decorrido já sem a presença do Papa.

Francisco regressou à Casa de Santa Marta no dia 23 de março, após o maior internamento do atual pontificado, iniciado a 14 de fevereiro, no Hospital Gemelli, na sequência de uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias, que se agravou para uma pneumonia bilateral.

OC

Partilhar:
Scroll to Top