Dioceses espanholas promovem recolhas de donativos
Cidade do Vaticano, 10 nov 2024 (Ecclesia) – O Papa renovou hoje os seus apelos à solidariedade e oração com a população de Valência, afetadas pelas cheias de 29 de outubro, que provocaram centenas de mortos e desaparecidos, além de elevados danos materiais.
“Renovo a minha recordação pelas populações de Valência e de outras partes de Espanha, que se debatem com as consequências das cheias. Faço uma pergunta: rezam por Valência? Já pensaram em dar algum contributo para ajudar essas pessoas?”, disse Francisco, após a recitação da oração do ângelus.
O fenómeno meteorológico conhecido como DANA (DINA, em português) provocou causou chuvas torrenciais e cheias em diversos pontos de Espanha, sobretudo na Comunidade Valenciana.
A Arquidiocese de Valência promove hoje uma recolha de donativos para as vítimas das cheias, nas celebrações do Dia da Igreja Diocesana.
A Igreja local indica, numa nota divulgada online, que “as paróquias valencianas e todos os movimentos da diocese continuam a colaborar como centros de recolha de roupa, alimentos e bens de primeira necessidade”.
Várias outras dioceses espanholas anunciaram que a recolha de donativos deste domingo vão ser destinadas às vítimas dos recentes fenómenos meteorológicos no país.
O portal “Dono a mi Iglesia” (Oferta à minha Igreja), da Conferência Episcopal Espanhola abriu uma campanha para ajudar diretamente a Diocese de Valência.
Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, o Papa convidou também a rezar pela “martirizada Ucrânia, onde hospitais e outros edifícios civis estão também a ser atingidos”.
“E rezemos também pela Palestina, Israel, Líbano, Myanmar, Sudão. E rezemos pela paz em todo o mundo”, concluiu.
OC