Vaticano: Papa recorda que «fé é um dom», impossível de comprar

Cidade do Vaticano, 15 jan 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco explicou hoje no Vaticano que para compreender Jesus não se pode ter o “coração fechado”, referindo que a fé “não pode ser comprada por ninguém” porque é um dom que “muda a vida”.

“A fé é um dom. Ninguém ‘merece’ a fé, ninguém a pode comprar”, referiu, na homilia da Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

A homilia partiu de uma passagem do Evangelho que narra a cura do paralítico que chegou a Cristo descido por um telhado, em Cafarnaum.

Francisco explicou que “Jesus está um passo adiante” porque perdoa os pecados e resumiu o episódio narrado na frase: “Levanta-te, toma e cura-te”.

Dos doutores da Lei que segundo a leitura estavam a ouvir Jesus, o Papa disse que “tinham o coração fechado” e aceitavam que “fosse um curandeiro”.

“Mas perdoar os pecados é demais! Não tem direito de dizer isto porque somente Deus pode perdoar os pecados, e Jesus sabia o que eles pensavam”, acrescentou.

Neste contexto, Francisco assinalou que entende-se que Deus vem para “salvar das doenças”, mas, antes de tudo, vem para “salvar dos pecados, salvar e levar ao Pai”.

“Foi enviado para isto, para dar a vida para a nossa salvação. E este é o ponto mais difícil de se entender”, frisou, recordando que Jesus quando “se mostra com um poder maior do que o poder de um homem” também os seus discípulos duvidam.

O Papa terminou a homilia matinal a explicar que a prova da fé de cada um “é a capacidade de louvar a Deus”.

“A prova que eu creio que Jesus Cristo é Deus na minha vida, que me foi enviado para 'me perdoar', é o louvor”, sublinhou, destacando que “é gratuito” porque “é um sentimento que dá o Espírito Santo” que leva a dizer: “Tu és o único Deus.”

RV/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top