Francisco evoca vítimas de Gaza, Ucrânia e Iémen, em encontro de Natal no Vaticano
Cidade do Vaticano, 15 dez 2023 (Ecclesia) – O Papa recordou hoje, no Vaticano, o número “inacreditável” de crianças mortas pelas guerras, nos anos mais recentes.
“Sabem quantas crianças morreram em Gaza nesta última guerra? Mais de três mil. É inacreditável, mas é a realidade. Na Ucrânia, mais de quinhentas, e no Iémen, após tantos anos de conflito, milhares”, referiu, na mensagem que ofereceu durante a tradicional audiência de Natal às crianças da Ação Católica Italiana.
Os menores falecidos em conflitos militares estavam representados, nas mãos dos participantes no encontro, por estrelas de papel.
“A sua memória convida-nos a sermos luzes para o mundo, a tocarmos o coração de tantas pessoas, especialmente daquelas que podem deter o turbilhão da violência. Amar Deus e amar os outros: somente assim o mundo encontrará a luz e a paz de que precisa, como cantaram os anjos em Belém”, assinalou Francisco, numa intervenção divulgada pelo portal de notícias do Vaticano.
O Papa pediu amor “na família, na paróquia, na escola”.
“Podemos amar-nos uns aos outros como irmãos. Como precisamos disto hoje! Tantos povos, tantas crianças sofrem por causa da guerra!”, lamentou.
Ainda hoje, Francisco recebeu no Vaticano os organizadores do ‘Concerto de Natal com os Pobres e para os Pobres’, que se realiza esta tarde, no Auditório Paulo VI:
Três mil lugares estão reservados para pessoas sem-abrigo, migrantes e pessoas com dificuldades económicas, numa iniciativa do Dicastério para o Serviço da Caridade (Santa Sé) e de várias associações de solidariedade.
“Ao envolver tanta gente, conseguem oferecer um concerto gratuito a milhares de pessoas carentes e, com a música, oferecem um momento de encontro, de partilha e, depois, uma refeição e cobertores. Numa palavra: fraternidade. Isso é muito coerente com a mensagem do Natal”, indicou o Papa.
OC