Búlgaros assinalam hoje Dia da Cultura e Alfabeto Eslavo, em honra dos criadores do abecedário cirílico
Cidade do Vaticano, 24 mai 2012 (Ecclesia) – Bento XVI recebeu hoje separadamente no Vaticano os presidentes da Bulgária, Rosen Plevneliev, e da Antiga República Jugoslava da Macedónia, Nikola Gruevski, no dia em que os cristãos ortodoxos assinalam a memória dos santos Cirilo e Metódio.
As delegações avistaram-se depois com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados, arcebispo Dominique Mamberti, anunciou a Sala de Imprensa da Santa Sé.
Cirilo e o seu irmão Metódio, padroeiros da Europa, pregaram a fé cristã na região da Morávia, atual República Checa, e prepararam textos litúrgicos em língua eslava, escritos num alfabeto hoje conhecido por cirílico, também usado na Rússia.
Os dois foram chamados a Roma, cidade onde Cirilo morreu em 869, a 14 de fevereiro, dia em que a Igreja Católica evoca a memória de ambos.
Metódio foi ordenado bispo e partiu para a Panónia, região situada entre a atual Áustria e Hungria, onde exerceu atividade evangelizadora, tendo falecido a 6 de abril de 885 em Velehrad, na Morávia.
A Bulgária, que hoje assinala o Dia da Cultura e Alfabeto Eslavo, em honra do legado dos santos Cirilo e Metódio, é o único pais membro da União Europeia a empregar o abecedário cirílico, igualmente utilizado na Antiga República Jugoslava da Macedónia.
RJM