Vaticano: Papa reconduz provisoriamente responsáveis da Cúria Romana

Leão XIV assume necessidade de tempo para «reflexão, oração e diálogo»

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 09 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa reconduziu nos respetivos cargos todos os membros da Cúria Romana, anunciou hoje a sala de imprensa da Santa Sé.

“Sua Santidade Leão XIV manifestou a vontade de que os chefes e membros das instituições da Cúria Romana, bem como os secretários e o presidente da Pontifícia Comissão do Estado da Cidade do Vaticano, continuem, provisoriamente, nas suas funções donec aliter provideatur (até novas ordens)”, refere a nota enviada aos jornalistas.

O comunicado sublinha que “o Santo Padre deseja, de facto, reservar algum tempo para reflexão, oração e diálogo, antes de qualquer nomeação ou confirmação definitiva”.

Os responsáveis dos diferentes organismos da Cúria Romana tinham colocado os seus lugares à disposição no início da Sé Vacante, com a morte de Francisco, a 21 de abril, segundo as normas em vigor.

A 19 de março de 2022, o anterior Papa promulgou a nova constituição para a Cúria Romana, os serviços centrais de governo da Igreja Católica, depois de uma reforma interna com a ajuda de um inédito conselho consultivo de cardeais, representando os cinco continentes.

A constituição apostólica ‘Praedicate evangelium’ (Pregai o Evangelho) propõe uma Cúria mais atenta à vida da Igreja Católica no mundo e à sociedade, rejeitando uma atenção exclusiva à gestão interna dos assuntos do Vaticano.

Uma das novidades é o fim da distinção entre Congregações e Conselhos Pontifícios, passando os vários “ministérios” da Santa Sé a assumir a denominação de Dicastérios.

Francisco determinou que os leigos possam assumir funções de governo da Cúria Romana, por decisão pontifícia: o Dicastério para a Comunicação tem como prefeito o jornalista italiano Paolo Ruffini.

A 6 de janeiro de 2025, o Papa argentino nomeou a irmã Simona Brambilla, das Missionárias da Consolata, como nova prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, que se tornou assim a primeira mulher a exercer um cargo deste nível, na Cúria Romana.

Já a 1 de março deste ano, a irmã Raffaella Petrini tomou posse como presidente da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorato do Estado, sendo a primeira mulher a exercer estas funções, tradicionalmente confiadas a um cardeal.

O cardeal português D. José Tolentino Mendonça é prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação.

OC

Partilhar:
Scroll to Top