Padre Francolino Gonçalves integra lista de 20 investigadores católicos escolhidos por Francisco
Cidade do Vaticano, 18 out 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco reconduziu hoje o religioso dominicano português Francolino Gonçalves, investigador da Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém, como membro da Comissão Bíblica Pontifícia, cargo que ocupa desde 2009.
A nomeação é válida para os próximos cinco anos e estende-se a outros 19 investigadores de quatro continentes, incluindo três mulheres, que dão assim corpo a este órgão consultivo, ligado à Congregação para a Doutrina da Fé (Santa Sé).
O padre Francolino Gonçalves nasceu em Corujas, Macedo de Cavaleiros, em março de 1943; foi ordenado sacerdote em novembro de 1968, na cidade canadiana de Montreal.
A nomeação do Papa Francisco engloba especialistas que se destacaram pela sua “ciência, prudência e sentir católico em relação ao magistério eclesiástico”, como explica a Santa Sé.
O percurso académico do religioso português, no estudo das Escrituras, passou pela Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém (onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian), pelo Instituto Orientalista de Lovaina (Bélgica) e pela Universidade Dominicana de Filosofia e Teologia de Ottawa (Canadá).
O sacerdote de 71 anos é doutor em filologia e história orientais pela Universidade Católica de Lovaina e em Letras (História da Antiguidade) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Os seus principais centros de interesse são a dimensão política do profetismo no Próximo Oriente Antigo e a história da formação dos livros proféticos da Bíblia, em especial Isaías e Jeremias.
Em 2011 foi distinguido por unanimidade com o prémio da Academia Pedro Hispano.
OC