Francisco prossegue recuperação e deu alguns passos, esta tarde
Roma, 11 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa recitou hoje a oração do ângelus na capela privada do quarto onde está internado, no Hospital Universitário Agostino Gemelli, em Roma, e almoçou com a equipa que o assiste, informou o Vaticano.
“Durante a manhã, seguiu a Missa em direto, pela televisão, e recebeu a Eucaristia. Em seguida, deslocou-se para a capela do apartamento privado, onde se recolheu em oração, para a recitação do ângelus”, indica uma nota enviada aos jornalistas pelo diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
Após a oração, Francisco “almoçou em conjunto com os que o assistem nestes dias de convalescença, no apartamento privado”, no 10.º andar do Gemelli, incluindo “médicos, o assistente sanitário, enfermeiros, auxiliares e pessoal do Corpo da Gendarmeria.
A equipa médica reforçou a informação de que o pós-operatório decorre de forma “regular”, sem febre nem problemas cardíacos.
O Papa efetuou “fisioterapia respiratória”, devido aos períodos de imobilização, provocados pelo internamento, e “continuou a mobilizar-se”.
A recitação do ângelus, de forma privada, aconteceu por sugestão da equipa médica responsável pela intervenção da última quarta-feira.
Horas depois, o Vaticano ofereceu nova atualização sobre o estado do pontífice.
“A tarde correu bem, o Papa Francisco conseguiu dar alguns passos. Dedicou-se ao trabalho, por algumas horas, intercaladas com descanso e oração”, refere a nota divulgada aos jornalistas.
No dia em que se assinala o Corpo de Deus na Itália (e nos países onde a solenidade não é feriado civil, ao contrário de Portugal), Francisco publicou uma mensagem através da sua conta oficial no Twitter.
“A Eucaristia chama-nos à primazia de Deus e ao amor aos irmãos. Este Pão é, por excelência, o Sacramento do amor. É Cristo que se oferece e se parte por nós e nos pede que façamos o mesmo, para que a nossa vida seja trigo moído e se torne pão que alimenta os irmãos”, pode ler-se.
Ainda esta manhã, foi divulgada uma mensagem do Papa ao grupo do Partido Popular no Parlamento Europeu (PPE).
OC
Notícia atualizada às 20h20