Presidente da Ucrânia assumiu disponibilidade «para o diálogo em qualquer formato» e agradeceu esforços diplomáticos da Santa Sé
Cidade do Vaticano, 18 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje, em audiência privada, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, juntamente com a sua esposa Olena Zelenska.
O encontro aconteceu após a Missa de início solene de pontificado de Leão XIV, no Vaticano.
O presidente ucraniano, que acompanhou a celebração, publicou fotos do encontro e uma nota, na rede social X, agradecendo as palavras do Papa, “símbolo de esperança pela paz” para milhões de pessoas.
“A autoridade e a voz da Santa Sé podem desempenhar um papel importante para pôr fim a esta guerra. Agradecemos ao Vaticano pela sua disponibilidade em servir de plataforma para negociações diretas entre a Ucrânia e a Rússia”, acrescentou o presidente ucraniano.
Estamos prontos para o diálogo em qualquer formato, em prol de resultados tangíveis. Agradecemos o apoio à Ucrânia e a voz clara em defesa de uma paz justa e duradoura”.



Antes Missa de início do ministério petrino, Leão XIV recebeu em audiência a presidente da República do Peru, Dina Ercilia Boluarte Zegarra, a qual destacou a relação do Papa com o país da América Latina, recordando que, enquanto religioso e depois bispo “dedicou muitos anos à missão evangelizadora e ao serviço dos mais necessitados”.
Entre as várias delegações que cumprimentaram o Papa na Basílica de São Pedro, após a Missa, contou-se a de Portugal, liderada por Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado por Paulo Rangel, ministro de Estado de Estado e dos Negócios Estrangeiros.
OC
Vaticano: Papa lembra vítimas da guerra em Gaza, Myanmar e Ucrânia