Vaticano: Papa recebeu vítimas de abuso por membros do clero na Bélgica

Encontro privado durou cerca de três horas

Cidade do Vaticano, 08 nov 2025 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano um grupo de 15 pessoas provenientes da Bélgica, vítimas de abuso, quando eram menores, por parte de membros do clero.

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé refere, em nota enviada aos jornalistas, precisa que “o encontro, num clima de proximidade com as vítimas, de escuta e diálogo, profundo e doloroso, durou quase três horas e terminou com um intenso momento de oração”.

A 20 de outubro, Leão XIV também tinha recebido no Vaticano vítimas de abuso sexual por parte de membros da Igreja, em reunião privada.

Esse encontro foi promovido pela ECA, organização internacional de vítimas de abusos.

A Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores (CPPM), do Vaticano, sublinhou no seu segundo relatório anual, publicado a 16 de outubro, a importância de um protocolo simplificado para a renúncia e afastamento de membros da Igreja envolvidos em situações de abusos.

“A Comissão enfatiza a importância de comunicar publicamente os motivos da renúncia e/ou remoção, quando a decisão estiver relacionada com casos de abuso ou negligência”, refere o documento, enviado à Agência ECCLESIA.

Em 2024, o Papa Francisco visitou a Bélgica, onde abordou o impacto da crise de abusos sexuais na Igreja.

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top