Primeiro-ministro húngaro e responsáveis da Santa Sé discutiram situação na Ucrânia
Cidade do Vaticano, 04 dez 2024 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje, no Vaticano, Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, que se encontrou ainda com responsáveis diplomáticos da Santa Sé para discutir a guerra na Ucrânia.
Segundo portal de notícias do Vaticano, a audiência privada durou cerca de meia hora e terminou com a troca de presentes, incluindo um mapa do século XVIII da Terra Santa, oferecido pelo chefe de governo húngaro.
Orbán foi recebido no Auditório Paulo VI, antes de o Papa se deslocar para a Praça de São Pedro para a audiência geral, sendo acompanhado pela sua esposa, Aniko Levai, e pelo embaixador junto da Santa Sé, Eduard Habsburg-Lothringen.
O primeiro-ministro da Hungria, país com a presidência do Conselho da União Europeia desde julho passado, encontrou-se com o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, acompanhado por D. Miroslaw Wachowski, subsecretário do Vaticano para as Relações com os Estados.
Durante o encontro, refere uma nota da Santa Sé, “foram sublinhadas as sólidas e frutuosas relações bilaterais e foi expresso um profundo apreço pelo empenho da Igreja Católica em promover o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade húngara”.
As conversações deram “especial atenção à guerra na Ucrânia, centrando-se nas suas consequências humanitárias e nos esforços para promover a paz”.
Em cima da mesa estiveram ainda “outros temas de interesse comum, como a presidência húngara do Conselho da União Europeia, o papel central da família e a proteção da geração mais jovem”.
O Papa já visitou a Hungria em setembro de 2021, para o encerramento do Congresso Eucarístico Mundial, e em abril de 2023, para uma viagem pastoral.
OC