J. D. Vance encontrou-se ainda com o secretário da Santa Sé para as relações com os Estados

Cidade do Vaticano, 19 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje, em audiência, o vice-presidente dos EUA, J. D. Vance, que se encontrou ainda com o secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Richar Paul Gallhagher.
Segundo nota divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé, “houve uma troca de opiniões sobre algumas questões internacionais atuais, durante a qual foi expressa a esperança de que o direito humanitário e o direito internacional sejam respeitados nas zonas de conflito e que haja uma solução negociada entre as partes envolvidas”.
Falando em “cordiais conversações”, na Secretaria de Estado, o Vaticano refere que as duas partes manifestaram “satisfação pelas boas relações bilaterais existentes” e que “foi discutida a colaboração entre a Igreja e o Estado, bem como alguns assuntos de especial relevância para a vida eclesial e a liberdade religiosa”.
O vice-presidente dos EUA tinha sido recebido, em privado, pelo Papa Francisco, a 20 de abril, Domingo de Páscoa e véspera do falecimento do pontífice.
Esta manhã, Vance esteve acompanhado pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, o qual tinha referido no sábado que o Vaticano poderá ser local para conversações de paz entre Rússia e Ucrânia, em resposta à disponibilidade do Papa para assumir este papel.
“É um sítio onde ambas as partes se sentiriam confortáveis em ir”, referiu o responsável, aos jornalistas, na Embaixada dos Estados Unidos da América em Roma.
Rubio encontrou-se com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e com D. Paul Richar Gallagher, na véspera de participar na Missa de início do pontificado de Leão XIV.
OC
Vaticano: Papa recebeu Volodymyr Zelensky em audiência privada (c/vídeo)