Vaticano: Papa recebeu responsável da Igreja greco-católica ucraniana (c/vídeo)

D. Sviatoslav Shevchuk convidou Leão XIV a visitar a Ucrânia

Cidade do Vaticano, 15 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa recebeu esta quinta-feira, no Vaticano, o arcebispo-mor de Kiev, D. Sviatoslav Shevchuk, líder da Igreja greco-católica na Ucrânia.

Durante a audiência privada, o arcebispo agradeceu a Leão XIV pelas suas palavras no último domingo, após a oração do Regina Coeli, quando evocou os sofrimentos do povo ucraniano, pedindo uma paz “justa e duradoura”, bem como a libertação de todos os prisioneiros e o regresso às suas famílias das crianças afastadas.

No final da audiência, D. Sviatoslav Shevchuk entregou ao Papa um quadro intitulado ‘Oração de Requiem’, do artista Bohdan Pylypiv, pai de um soldado morto por causa da invasão russa.

“O Santo Padre expressou a sua solidariedade com o povo ucraniano e garantiu-lhe o seu apoio. Sua Beatitude Sviatoslav convidou o Papa a visitar a Ucrânia”, refere o Departamento de Informação da Igreja greco-católica no país.

Esta quarta-feira, Leão XIV denunciou os “massacres” de vidas jovens em cenários de guerra na Ucrânia e Médio Oriente, ao receber responsáveis das comunidades católicas nestas regiões.

O Papa, eleito a 8 de maio, dirigiu-se aos responsáveis políticos, para que abandonem as armas e se sentem à mesa das negociações.

“Para que esta paz se difunda, empregarei todos os meus esforços. A Santa Sé está à disposição para que os inimigos se encontrem e se olhem nos olhos, para que aos povos seja devolvida a esperança e seja restituída a dignidade que merecem, a dignidade da paz”, declarou.

OC

Vaticano: Papa e presidente da Ucrânia falaram ao telefone

Partilhar:
Scroll to Top