Membros da organização agradeceram compromisso de Francisco
Cidade do Vaticano, 07 nov 2015 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano o Quarteto de Diálogo para a Tunísia, vencedores do Nobel da Paz 2015, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.
Francisco felicitou Mohamed Fadhel Mahfoudh, Abdessatar Ben Moussa, Wided Bouchamaoui e Houcine Abbassi, com quem conversou durante cerca de 15 minutos.
O Papa saudou-os como “artífices de paz”, elogiando um trabalho “feito com as mãos e com o coração”, adianta o portal de notícias do Vaticano, ‘news.va’.
Os membros do quarteto, por sua vez, agradeceram a Francisco pelo encontro e sublinharam a importância da sua figura, como “verdadeiro homem de paz”.
No momento da troca de presentes, Francisco deu ao Quarteto a medalha do seu pontificado e um exemplar da Encíclica “Laudato si” em francês, recebendo por sua vez, um volume de história forense e um quadro com a imagem de Mahatma Gandhi.
A 9 de outubro, a Academia Sueca anunciou a atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2015 ao ‘Quarteto de Diálogo para a Tunísia’, uma coligação de organizações da sociedade civil, distinção que pretende ser "um elemento encorajador" para todos os tunisinos e “uma inspiração para todos os que aspiram à democracia na Tunísia, Norte de África e no resto do mundo".
O Quarteto, formado no verão de 2013, inclui a União Geral dos Trabalhadores da Tunísia, a Confederação de Indústria, Comércio e Artesanato da Tunísia, a Liga dos Direitos Humanos da Tunísia e a Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia.
Para o Comité Nobel, as quatro instituições criaram um processo político alternativo e pacífico numa altura em que o país estava à beira de uma guerra civil.
OC