Cidade do Vaticano, 19 jan 2024 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje, em audiências privadas, os presidentes da Colômbia e do Cazaquistão, reuniões marcadas pelo diálogo sobre a guerra e crises humanas.
O primeiro encontro da manhã foi com Kassym-Jomart Tokayev, o líder cazaque com quem Francisco se encontrou na sua viagem ao país, em 2022.
O chefe de Estado do Cazaquistão reuniu-se depois com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Paul Gallagher, discutindo “a importância de um empenho urgente na promoção da paz e da estabilidade no mundo”.
Após a audiência de 20 minutos com Tokayev, o Papa concedeu uma audiência de 35 minutos ao presidente colombiano, Gustavo Petro, que também se reuniu com os responsáveis da Secretaria de Estado do Vaticano.
As conversas abordaram “a situação sociopolítica, o fenómeno migratório e a proteção do ambiente na região”.
Durante a habitual troca de presentes, Gustavo Petro ofereceu ao Papa café da Colômbia e uma “ruana”, um poncho considerado símbolo nacional.
Francisco retribuiu com uma escultura de bronze que representa duas mãos unidas e, ao fundo, uma mulher com uma criança e um barco de migrantes, com a frase “Enchamos as nossas mãos com outras mãos”, informa o portal de notícias do Vaticano.
OC