Vaticano: Papa recebeu presidente de Cuba pela primeira vez

Raúl Castro agradeceu a Francisco pelo papel desempenhado na aproximação aos EUA

Cidade do Vaticano, 06 mai 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje pela primeira vez no Vaticano o presidente da República de Cuba, Raúl Castro, que lhe agradeceu pelo papel desempenhado na aproximação aos EUA.

Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, o encontro “estritamente privado” durou cerca de 55 minutos e acontece cerca de quatro meses antes da visita do Papa argentino a território cubano.

"Agradeci ao Santo Padre pela contribuição na aproximação entre Cuba e os EUA", disse Castro aos jornalistas, no final da audiência.

O presidente cubano ofereceu a Francisco um quadro de grandes dimensões do artista cubano Alexis Leyva Machado, Kcho, que representa uma grande cruz feita com destroços de vários barcos e uma criança que reza diante dela, inspirado na viagem do Papa a Lampedusa, em 2013.

O artista, presente no ato após a reunião privada, quis aludir à tragédia que atinge milhares de pessoas que atravessam o Mediterrâneo para tentar chegar à Europa.

Castro também ofereceu ao Papa uma medalha que comemora o 200.º aniversário da Catedral de Havana.

Francisco, por sua vez ofereceu um cópia da sua exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ e um medalhão com a tradicional representação de São Martinho, cortando a sua capa para a dividir com um pobre.

“O Papa observou explicitamente que este é um dom que faz de muito boa vontade, porque recorda não só o compromisso para ajudar e proteger os pobres mas também para promover ativamente a sua dignidade”, refere a nota de imprensa da Santa Sé.

O encontro começou com um longo aperto de mãos e Castro falou ao Papa da expectativa do povo cubano em relação à sua visita à ilha.

A delegação cubana incluía o vice-presidente do Conselho de Ministros, o ministro dos Negócios Estrangeiros e o embaixador do país junto da Santa Sé.

Esta foi a primeira visita de Raúl Castro ao Vaticano, 19 anos depois do encontro entre Fidel Castro e João Paulo II, antes da viagem do santo polaco a Cuba.

Francisco vai visitar Cuba em setembro, antes de seguir para os EUA onde, entre 22 e 27 do referido mês, participará em Filadélfia no 7.º Encontro Mundial das Famílias.

A estadia do Papa em território norte-americano incluirá um encontro com o presidente Barack Obama e visitas ao Congresso dos EUA e à sede da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top