Umaro Sissoco Embaló reuniu-se ainda com responsáveis da Secretaria de Estado, sublinhando colaboração nas áreas da educação e da saúde

Cidade do Vaticano, 29 set 2025 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje, no Vaticano, o presidente da República da Guiné-Bissau, em audiência privada.
Umaro Sissoco Embaló reuniu-se ainda com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, acompanhado por mons. Mirosław Wachowski, subsecretário do Vaticano para as Relações com os Estados.
“Durante os colóquios cordiais na Secretaria de Estado, sublinharam-se as boas relações entre a Santa Sé e a Guiné-Bissau, tendo sido salientado o contributo da Igreja em prol do bem comum, especialmente na área da educação e da saúde”, indica uma nota divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.
Em cima da mesta estiveram ainda “aspetos da situação política, social e económica do país e trocaram-se ideias sobre a atualidade internacional”.
Segundo o gabinete de Umaro Sissoco Embaló, a visita “representa um momento de reforço dos laços de cooperação e diálogo entre a Guiné-Bissau e o Vaticano”.
Ainda hoje, Leão XIV recebeu o príncipe herdeiro e primeiro-ministro do Reino do Barém, Salman bin Hamad Al Khalifa, que também se reuniu com os responsáveis da Secretaria de Estado do Vaticano.
As duas partes manifestaram “satisfação pelas boas relações bilaterais, concordando-se com a vontade de reforçá-las ainda mais”, e debateram a política do Reino Barém “na promoção do diálogo inter-religioso e a coexistência pacífica entre as diferentes religiões”.
“Além disso, foram abordados alguns temas de interesse comum, como a necessidade urgente de pôr fim à guerra no Médio Oriente e o compromisso com a paz entre as nações”, conclui a nota da Santa Sé.
OC