Responsável aponta a «cultura de prevenção que não tolere nenhuma forma de abuso»

Cidade do Vaticano, 12 set 2025 (Ecclesia) – O Papa encontrou-se hoje, pela primeira vez, com o arcebispo Thibault Verny, presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores, que lhe apresentou o segundo relatório da instituição.
“Com humildade e esperança, a Comissão continua a missão que nos foi confiada, levando por diante a visão do Santo Padre de enraizar em toda a Igreja uma cultura de prevenção que não tolere nenhuma forma de abuso: nem de poder ou autoridade, nem de consciência ou espiritualidade, nem de abuso sexual”, indica D. Thibault Verny, em comunicado enviado à imprensa.
A Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores, criado no pontificado de Francisco, vai publicar o segundo relatório anual sobre políticas e procedimentos para a tutela na Igreja.
Durante o encontro, o arcebispo Verny reiterou o compromisso do organismo em “continuar a missão que lhe foi confiada pelo Papa Francisco no desenvolvimento de políticas de proteção, na elaboração do relatório anual e no apoio às Igrejas locais”.
OC