Vaticano: Papa recebeu presidente da Arménia com olhar sobre situação dos cristãos perseguidos

Francisco e Serzh Sargsyan recordaram problemas no Médio Oriente e Europa de Leste

Cidade do Vaticano, 19 set 2014 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano o presidente da Arménia, Serzh Sargsyan, com que abordou a situação dos cristãos perseguidos em várias partes do globo, revelou a sala de imprensa da Santa Sé.

Francisco e Sargsyan debateram sobre os conflitos no Médio Oriente, mostrando confiança no “esforço comum das nações e das comunidades religiosas envolvidas” para se chegar à “convivência pacífica dos povos de toda a região”.

“Foi dedicada especial atenção à situação das comunidades cristãs e de outras minorias religiosas na área, bem como à crise humana que diz respeito aos refugiados provenientes das zonas atingidas”, refere a nota de imprensa.

O presidente arménio encontrou-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Dominique Mamberti.

Os responsáveis saudaram o “desenvolvimento e reforço” das relações bilaterais, sublinhando o papel particular do cristianismo “na história e na vida da sociedade arménia”.

Em relação à situação política regional, marcada pela tensão Rússia-Ucrânia, foi feito um apelo à “superação das complexas situações por resolver”, através do diálogo entre todas as partes.

Serzh Sargsyan inaugurou esta quinta-feira a mostra fotográfica ‘Uma história do Leste: os desafios que o cristianismo enfrenta no novo milénio’, em Roma.

A iniciativa visa “chamar a atenção da comunidade internacional para a situação das comunidades cristãs, com centenas de anos, ameaçadas no Médio Oriente”, para além da necessidade de “preservar a herança cultural cristã” na região.

OC

Partilhar:
Scroll to Top