Representante especial do secretário-geral da ONU para a Violência contra as Crianças
Cidade do Vaticano, 18 mar 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje em audiência a portuguesa Marta Santos Pais, representante especial do secretário-geral da ONU para a Violência contra as Crianças.
O encontro foi noticiado pela sala de imprensa da Santa Sé, sem adiantar mais detalhes sobre o mesmo.
Marta Santos Pais chegou ao UNICEF em 1997 e quatro anos depois foi nomeado diretora do Centro de Investigação ‘Inoccenti’, do mesmo Fundo das Nações Unidas para a Infância.
De 1991 a 1997, foi relatora do Comité dos Direitos da Criança, um período durante o qual exerceu também as funções de vice-presidente do Comité de Coordenação de Políticas sobre a Criança do Conselho da Europa.
No último domingo, o Papa alertou para a “chaga” da violência sobre menores, num dia em que recordou as mortes num incêndio num lar de acolhimento na Guatemala.
Francisco pediu orações “por todos os meninos e meninas vítimas de violência, de maus-tratos, de exploração e das guerras”.
Em março de 2014, o Papa criou a Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores, que tem oferecido recomendações para a prevenção e combate a casos de abusos.
OC