Visita inédita abre caminho para o estabelecimento de relações diplomáticas plenas
Lisboa, 22 jan 2013 (Ecclesia) – Bento XVI recebeu hoje em audiência o secretário-geral do Partido Comunista Vietnamita (PCV), Nguyên Phu Trong, que se encontra em visita oficial à Itália desde domingo.
A Santa Sé destaca, em comunicado oficial, que se tratou da “primeira vez” que um líder do PCV se encontrou com um Papa e outros responsáveis da Secretaria de Estado do Vaticano.
“Nos cordiais colóquios, foram tratados temas de interesse para o Vietname e a Santa Sé, exprimindo-se o desejo de que rapidamente possa ser resolvidas situações pendentes e que se possa reforçar a profícua colaboração existente”, refere a nota de imprensa.
A Santa Sé e o Vietname não têm relações diplomáticas plenas e têm mantido negociações para o seu estabelecimento, através de um grupo de trabalho bilateral.
Nguyên Phu Trong encontrou-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado por D. Dominique Mamberti, secretário do Vaticano para as relações com os Estados.
Esta foi a quarta vez que um dirigente comunista do Vietname foi recebido no Vaticano desde 2007, ano em que o Estado asiático e a Santa Sé retomaram os contactos bilaterais; mais de 20 prelados da Cúria Romana ou delegações do Vaticano estiveram, por sua vez, em território vietnamita, para se encontrarem com a comunidade católica e autoridades governamentais.
O Vietname, com cerca de 86 milhões de habitantes, tem seis milhões de católicos, o segundo maior número de fiéis do sudeste da Ásia, depois das Filipinas, mas historicamente as relações entre católicos e o PCV têm sido marcadas por fortes tensões, nomeadamente no que diz respeito às exigências de liberdade religiosa e de restituição das propriedades confiscadas pelo regime comunista.
OC