Karekin II é líder espiritual de seis milhões de cristãos
Cidade do Vaticano, 08 mai 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano o patriarca da Igreja Apostólica Arménia, Karekin II, e recordou os mártires cristãos deste país para elogiar o seu testemunho de fé.
“O número de discípulos que derramaram o seu sangue por Cristo nos acontecimentos trágicos do século XX é certamente superior ao dos mártires dos primeiros séculos e neste martirológio, os filhos da nação arménia têm um lugar de honra”, disse, durante a audiência privada que decorreu esta manhã, a que se seguiu um momento de oração na capela ‘Redemptoris Mater’, do palácio apostólico.
Sem nunca se referir diretamente ao genocídio arménio do século XX, negado pela Turquia, o Papa afirmou que o testemunho destes cristãos “não deve ser esquecido”.
“O sofrimento suportado pelos cristãos nas últimas décadas trouxe um contributo único e inestimável também para a causa da unidade entre os discípulos de Cristo”, acrescentou.
Karekin II, 132.º patriarca dos arménios foi eleito em 1999 e é líder espiritual de seis milhões de cristãos.
O Papa destacou a consolidação das relações entre as duas Igrejas, nos últimos anos, destacando a visita de João Paulo II à Arménia, em 2001, e a presença do patriarca no Vaticano em várias ocasiões, incluindo uma visita oficial a Bento XVI, em 2008.
“O ecumenismo do sofrimento e do martírio é um poderoso chamamento a caminhar pela estrada da reconciliação entre as Igrejas, com decisão e confiante abandono à ação do Espírito. Temos o dever de percorrer este caminho de fraternidade também pela dívida de gratidão que temos com os sofrimentos de tantos irmãos”, disse ainda.
Karekin II, por sua vez, agradeceu a Francisco, que definiu como um “Papa corajoso” e condenou a guerra e a violência, “que são contrárias à vontade de Deus”.
O programa da visita do patriarca arménio inclui uma passagem junto ao túmulo de São Pedro e um momento de oração diante da estátua de São Gregório, o iluminador (século IV), que se encontra no pátio norte da Basílica do Vaticano.
Gregório é o santo padroeiro e primeiro líder da Igreja Apostólica Arménia, sendo-lhe atribuída a conversão deste país ao cristianismo.
OC
[[v,d,,]]