Cidade do Vaticano, 22 jun 2018 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano os participantes no Capítulo Geral dos Verbitas, a que propôs uma reflexão sobre a dinâmica missionária na Igreja Católica, a partir das palavras “confiança, anúncio e fraternidade.
“Vocês são convidados a realizar o espírito das bem-aventuranças através das obras de misericórdia: ouvindo e respondendo ao clamor de quem pede pão e justiça; levando paz e promoção integral a quem busca uma vida mais digna; consolando e oferecendo motivos de esperança às tristezas e aos sofrimentos de tantos homens e mulheres do nosso tempos”, disse.
Francisco sublinhou que, na vida de cristãos e consagrados, é essencial saber “abandonar-se nas mãos de Deus”.
“Não deixemos que entre nós haja medo e fechamento, nem mesmo sejamos nós a colocar obstáculos e empecilhos à ação do Espírito”, apelou.
O Papa recordou o “empenho de tantos missionários e missionárias” da Sociedade do Verbo Divino, alguns dos quais deram a sua vida em regiões distantes, na Ásia, na África, na Amazónia.
“O mandato missionário não conhece nem confins nem culturas, porque todo o mundo é terra de missão. A vida do missionário é desordenada. Tem somente uma segurança: a oração”.
O 18º Capítulo Geral da Congregação do Verbo Divino teve início a 17 de junho decorre até ao dia 14 de julho, na localidade de Nemi, perto de Roma, onde estão 151 participantes dos cinco continentes.
OC