Cidade do Vaticano, 06 set 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano 60 participantes do encontro internacional para viúvas consagradas, membros da ‘Fraternidade de Nossa Senhora da Ressurreição’ e da ‘Comunidade Ana, a Profetisa’, presentes em vários países.
Citando um trecho de sua Exortação apostólica pós-sinodal ‘Amoris Laetitia’, Francisco ressaltou que a viuvez pode ser “uma experiência particularmente difícil”.
“Alguns, quando têm de viver esta experiência, mostram que sabem fazer convergir as suas energias para uma dedicação ainda maior aos filhos e netos, encontrando nesta experiência de amor uma nova missão educativa”, acrescentou.
O Papa falou numa “vocação particular” das viúvas que se consagraram “na vivência da castidade, obediência e pobreza”.
“Com a graça de Deus, apoio e acompanhamento de ministros e outros membros da Igreja, é possível viver os conselhos evangélicos, exercendo as próprias responsabilidades familiares, profissionais e sociais”, sublinhou.
Segundo Francisco, esta consagração na viuvez é” um dom que o Senhor faz à sua Igreja para dizer a todos os batizados que a força do seu amor misericordioso é um caminho de vida e santidade”.
“Unidas a Cristo, sejam fermento na massa deste mundo, luz para aqueles que caminham nas trevas e na sombra da morte. Façam-se próximas dos pequenos e pobres, mostrando-lhes a ternura de Deus e sua proximidade no amor”, apelou.
OC