Padre Jorge Hernández tem acompanhado drama dos cristãos atingidos pela guerra
Cidade do Vaticano, 29 ago 2014 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje em audiência o padre Jorge Hernández, responsável máximo pela única paróquia católica de Gaza.
De acordo com o serviço informativo da Santa Sé, o encontro decorreu esta manhã na residência de Francisco, na Casa de Santa Marta.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o sacerdote destacou a "força" e a "coragem" que o Papa lhe transmitiu, bem como a sua preocupação pela conjuntura em que se encontra a minoria cristã em Gaza e o seu "empenho" pela paz na Terra Santa.
"É um compromisso de vida, um empenho existencial e concreto, que procura dizer que a paz é possível, que todos os povos da região podem viver em harmonia", salientou o padre Jorge Hernández.
O padre Jorge Hernández, que tal como o Papa tem nacionalidade argentina, está ligado ao Instituto do Verbo Incarnado e tem acompanhado diariamente o drama a que estão sujeitas as comunidades católicas da Paróquia da Sagrada Família, situada no Bairro de Al-Zeitun, em Gaza.
Apesar de Israel e Palestina terem assinado um cessar-fogo, permanece no ar o medo e a angústia de uma nova escalada de violência.
"Os cristãos em Gaza esperam que este cessar-fogo dure para sempre. Basta olhar para o sofrimento de todas as pessoas. É preciso que as partes em conflito entendam que numa guerra não há vencedores, ninguém ganha", apontou o sacerdote.
A Paróquia da Sagrada Família, em Gaza, é constituída por 136 fiéis católicos, na sua maioria provenientes da América Latina.
Recorde-se que em julho, o Papa Francisco enviou uma carta ao padre Jorge Hernández, em que transmitiu o seu “encorajamento” e “oração” a todos os elementos daquela comunidade e aos cerca de 1300 cristãos que vivem no território.
RV/JCP
notícia atualizada às 13h39