Iniciativa acontece a dois dias da divulgação da exortação apostólica com conclusões do Sínodo sobre a família
Cidade do Vaticano, 06 abr 2016 (Ecclesia) – O Papa encontrou-se hoje na Praça de São Pedro com vários membros de um grupo de apoio a católicos separados e divorciados, da Diocese de Fossano, no noroeste da Itália.
Segundo a Rádio Vaticano, Francisco telefonou ao coordenador do grupo, o diácono Paolo Tassinari, após ter recebido uma carta da associação ‘Ovelha perdida”, e convidou os seus elementos para este encontro, que decorreu no final da audiência pública semanal.
O grupo propõe há 10 anos um “percurso de acolhimento e reconciliação” para os católicos cujo casamento falhou.
“O Papa Francisco surpreendeu-nos no último dia 30 de janeiro com um telefonema e convidou-nos para nos encontrarmos pessoalmente com ele”, relatou o diácono Paolo Tassinari.
O grupo foi acompanhado pelo novo bispo de Cuneo e de Fossano, D. Piero Delbosco.
Segundo o o diácono Paolo Tassinari, o objetivo é estar “perto das pessoas que vivem um momento de rutura por causa do abandono, da traição e do desmembramento da família, sentindo-se julgadas negativamente”.
O encontro aconteceu dois dias antes da publicação da exortação apostólica do Papa Francisco, com as conclusões do Sínodo da Família.
O documento tem como título ‘Amoris laetitia’, “A Alegria do Amor”.
Os temas da família, incluindo a situação dos católicos divorciados, estiveram no centro de duas assembleias do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2014 e 2015, por decisão do Papa Francisco, antecedidas por inquéritos enviados às dioceses católicas de todo o mundo.
OC