Francisco deixou mensagem em favor do diálogo inter-religioso
Cidade do Vaticano, 23 nov 2016 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano uma delegação da Organização para as Relações e a Cultura Islâmica de Teerão, que participa num encontro inter-religioso promovido pela Santa Sé.
Francisco agradeceu a visita, recordando a “grande alegria” de ter podido receber a 26 de janeiro deste ano o presidente do Irão, Hassan Rouhani.
O Papa confessou ter uma “impressão muito boa” da cultura iraniana, evocando ainda um encontro com a vice-presidente deste país, Shahindokht Molaverdi, a 12 de fevereiro de 2015.
“Apraz-me ver-vos hoje aqui, bem como o facto de existir este diálogo tão importante”, disse Francisco.
A comitiva da 'Islamic culture and relations organization' de Teerão está no Vaticano para um encontro com o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso.
O Papa agradeceu aos presentes esta “boa vontade do diálogo, da aproximação, da fraternidade”.
Em janeiro, ao receber o presidente da República Islâmica do Irão, Francisco debateu com Hassan Rouhani temas como o acordo nuclear iraniano, o combate ao terrorismo e o tráfico de armas.
Essa foi a primeira audiência de um líder iraniano com o Papa em mais de 16 anos, depois de Mohammad Khatami se ter reunido com João Paulo II em 1999.
OC