Texto surgiu do encontro mundial pela fraternidade humana
Cidade do Vaticano, 06 dez 2023 (ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano uma declaração pela paz, assinada por 30 prémios Nobel, que resultou do encontro mundial pela fraternidade humana, em junho deste ano.
O documento começa com palavras do próprio Francisco: “Somos diferentes, temos culturas e religiões diferentes, mas somos irmãos e queremos viver em paz”.
A declaração foi entregue hoje ao Papa, após a audiência pública semanal, pela jornalista filipina Maria Ressa, Prémio Nobel da Paz de 2021, pelo italiano Giorgio Parisi, Prémio Nobel da Física de 2021, e pela ativista Tawakkul Karman, do Iémen, Prémio Nobel da Paz de 2011.
Esta delegação representava todos os que participaram no encontro internacional acolhido a 10 de junho, na Praça de São Pedro, numa organização da Fundação ‘Fratelli Tutti’.
Os participantes assinaram, simbolicamente, um ‘Apelo à Fraternidade Humana’, lido por Nadia Murad e Muhammad Yunus, apelando ao fim das armas nucleares e das minas antipessoais.
“Queremos gritar ao mundo em nome da fraternidade: basta de guerra! São a paz, a justiça e a igualdade que guiam o destino de toda a humanidade. Não ao medo, à violência sexual e doméstica! Que os conflitos armados parem”, pode ler-se.
O texto está disponível para subscrição, online.
OC