Encontro com Francisco foi seguido de uma reunião com a Secretaria de Estado do Vaticano
Cidade do Vaticano, 02 mar 2024 (2024) – O Papa recebeu hoje, em audiência, no Palácio Apostólico, o chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.
Após o encontro com o Papa, o chefe do governo alemão reuniu-se com o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo subsecretário para as Relações com os Estados, monsenhor Mirosław Wachowski.
“Durante as cordiais conversações que tiveram lugar na Secretaria de Estado, foi manifestado o apreço pelas boas relações e pela frutuosa colaboração entre a Santa Sé e a Alemanha, sublinhando a importância da fé cristã na sociedade alemã. Em seguida, foram abordadas algumas questões de interesse comum, como o fenómeno das migrações”, informa a Santa Sé.
Além disso, “foi feita uma referência especial aos conflitos na Ucrânia e em Israel e na Palestina, e ao consequente compromisso com a paz, na busca incansável de uma solução diplomática que conduza ao fim das hostilidades o mais rapidamente possível”.
Na habitual troca de presentes, Francisco ofereceu a Scholz uma obra de bronze com o nome “Amor Social”, que representa uma criança a ajudar outra a levantar-se, com as palavras “Amare Aiutare” (Amar Ajudar”) gravadas, uma coleção de documentos pontifícios, a Mensagem para a Paz de 2024 e ainda o livro sobre a Statio Orbis – uma oração e bênção do Papa Francisco à cidade e ao mundo – de 27 de março de 2020, editado pela LEV.
Já o chefe do governo alemão presenteou o Papa com a Bola oficial da UEFA EURO 2024 e a imagem de um urso de porcelana com o brasão da República Federal da Alemanha.
LJ/OC