Futuro da União Europeia e COP26 entre os temas abordados
Cidade do Vaticano, 07 out 2021 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje em audiência a chanceler alemã Angela Merkel, em final de mandato, num encontro marcado, segundo o Vaticano, pelas “boas relações” entre a Alemanha e a Santa Sé.
A nota oficial destaca que os dois responsáveis abordaram “questões de interesse recíproco no âmbito internacional e regional”, concordando sobre “a oportunidade de relançar a cooperação para enfrentar as inúmeras crises existentes”, com referência particular às consequências da emergência sanitária e as migrações.
Angela Merkel disse que este encontro foi “uma grande honra e uma alegria”, tendo falado com o Papa sobre “os problemas da Igreja, mas também sobre os desafios políticos, como os da União Europeia ”.
A chanceler alemã sublinhou o debate sobre a próxima conferência do clima, em Glasgow, considerando “muito encorajador” o compromisso da Igreja Católica na “preservação da criação”.
O Papa Francisco presenteou a chanceler Merkel com uma representação em bronze da “Porta Santa”, livros de documentos papais, a Mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano e o Documento sobre a Fraternidade Humana; a responsável germânica, por sua vez, ofereceu um conjunto de livros sobre os Evangelhos de Domingo em três volumes, um livro sobre Michelangelo e alguns produtos alimentares.
OC
"Eine große Ehre und Freude." – Kanzlerin #Merkel wird von @Pontifex Franziskus in einer Privataudienz im Vatikan empfangen. pic.twitter.com/xlihYC8wWE
— Steffen Seibert (@RegSprecherStS) October 7, 2021