Vaticano: Papa recebe proposta de criação de nova congregação «Leigos, Família e Vida» na Cúria Romana

Conselho consultivo de cardeais analisou processo de escolha de bispos e casos de abusos sexuais

Cidade do Vaticano, 16 set 2015 (Ecclesia) – O Papa recebeu a proposta de criação de uma nova congregação – ‘Leigos, Família e Vida’ – da Cúria Romana, no final dos trabalhos da 11ª reunião do seu conselho consultivo de cardeais, anunciou hoje o Vaticano.

“No final da reflexão, o conselho apresentou ao Papa uma proposta a este respeito, orientada para a concretização do projeto”, adiantou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em conferência de imprensa.

O trabalho do chamado ‘C9’ contou com a colaboração do cardeal Dionigi Tettamanzi, arcebispo emérito de Milão, que o Papa encarregou de estudar a “viabilidade” do projeto.

Em cima da mesa continua a criação de outra congregação, dedicada às áreas da ‘Caridade, Justiça e Paz”, ainda sem uma proposta conclusiva.

Os trabalhos da reunião iniciada esta segunda-feira abordou ainda “os procedimentos para a nomeação dos novos bispos”, em particular “as qualidades e os requisitos dos candidatos à luz das exigências do mundo atual” e as “recolhas de informações”, geralmente nas nunciaturas apostólicas (embaixadas da Santa Sé).

“Todos sabem que há todo um longo procedimento, a propósito dos bispos”, disse o padre Federico Lombardi aos jornalistas.

O C9 retomou também o debate sobre as questões ligadas aos casos de abusos sexuais de menores.

“Aprofundou-se a forma de passar para a concretização das propostas feitas, em particular também no que diz respeito à possibilidade de tratamento mais rápido dos numerosos casos ainda pendentes”, explicou o porta-voz do Vaticano.

Os trabalhos não contaram com a presença do cardeal Óscar Rodríguez Maradiaga, ausente por motivos de saúde, e a próxima reunião do C9 vai decorrer entre 10 e 12 de dezembro.

Nomeado pelo Papa em abril de 2013, o Conselho de Cardeais é composto pelo secretário de Estado do Vaticano, D. Pietro Parolin, e por D. Oscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, Honduras; D. Giuseppe Bertello, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; D. Francisco Errázuriz Ossa, arcebispo emérito de Santiago do Chile; D. Oswald Gracias, arcebispo de Bombaím, na Índia; D. Reinhard Marx, arcebispo de Munique (Alemanha); D. Laurent Monsengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo; D. Sean Patrick O’Malley, arcebispo de Boston, nos EUA, e D. George Pell; o secretário do C9 é o bispo italiano D. Marcello Semeraro.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top