Lula da Silva partilhou relato sobre o «excelente encontro» com Leão XIV, que convidou a visitar o país

Cidade do Vaticano, 13 out 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV recebeu hoje, no Vaticano, o presidente do Brasil, que convidou o pontífice a participar na Conferência sobre as Alterações Climáticas de 2025 (COP30), em novembro.
“Convidei-o a vir à COP30, considerando a importância histórica de realizarmos uma Conferência do Clima pela primeira vez no coração da Amazónia. Por conta do Jubileu, o Papa disse-nos que não poderá participar, mas garantiu representação do Vaticano em Belém”, revelou Luiz Inácio Lula da Silva, numa publicação partilhada nas redes sociais, após a visita privada.
O chefe de Estado brasileiro e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, popularmente conhecida como Janja, que o acompanhou no encontro, mostraram-se “muito felizes em saber que sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno”.
“Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro. Lembrei que ontem tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil”, referiu o presidente brasileiro.
O encontro, descrito como “excelente” por Lula da Silva, incluiu temas como a “religião, fé, o Brasil” e os imensos “desafios” a enfrentar no mundo.

A primeira exortação apostólica publicada por Leão XIV, a 9 de outubro, esteve entre os temas da audiência, em que participaram também os ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, a senadora Ana Paula Lobato, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira.
“Parabenizei o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, pode ler-se na publicação do presidente do Brasil.
Lula da Silva informa que relatou ao Papa que mantém uma “relação de extrema proximidade com religiosos brasileiros como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil], Dom Jaime Spengler”.
Além disso, o presidente brasileiro expressou o quanto foi importante para a sua “formação a convivência com as Comunidades Eclesiais de Base”.

O presidente brasileiro encontra-se em Itália para participar no Fórum Mundial da Alimentação 2025, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que celebra este ano o 80º aniversário, informa o portal Vatican News, tendo este sido um tema de conversa com Leão XIV.
“Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos a levar este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, indicou.
LJ/OC