Vaticano: Papa quer ouvir Trump antes de formular juízo sobre presidente dos EUA

Responsáveis têm encontro marcado para 24 de maio

Octávio Carmo, jornalista da Agência ECCLESIA no voo papal

Roma, 13 mai 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco projetou hoje o seu primeiro encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump, e disse que quer ouvir o chefe de Estado norte-americano antes de se pronunciar sobre o seu mandato.

“Eu nunca faço um juízo sobre uma pessoa sem a ouvir. Penso que não o devo fazer”, referiu, na conferência de imprensa do voo que o levou de volta a Roma, após uma vista de dois dias a Fátima.

“Direi o que penso, ele dirá o que pensa”, acrescentou.

Francisco sublinhou que não gosta de “julgar” sem ouvir a pessoa em causa e explicou os motivos desta atitude.

“Há sempre portas que não estão fechadas. Procurar as portas que, pelo menos, estão um bocadinho entreabertas, entrar, falar sobre as coisas em comum e avançar, passo a passo”, precisou.

Segundo o Papa, a “paz é artesanal, faz-se todos os dias”, tal como “a amizade entre as pessoas, o conhecimento mútuo, a estima”, exigindo “respeito pelo que cada um pensa” para que se possa “caminhar juntos”

“Um pensa de uma maneira, outro doutra, mas ser muito sincero em relação ao que cada um pensa”, acrescentou, no habitual registo informal destas conversas com os jornalistas que o acompanham mas viagens pontifícias.

Francisco disse não ser a sua missão entrar no jogo do “cálculo político”.

Questionado sobre o que pretende dizer a Donald Trump, o Papa respondeu “uma mensagem de paz”.

“O que é que o mundo pode esperar? Paz. De que vou falar eu, daqui para a frente, seja com quem for? Paz”, observou, menos de uma hora depois de ter deixado a Base Aérea de Monte Real, no Concelho de Leiria.

O Papa quis dizer aos jornalistas uma coisa que lhe “tocou o coração”, quando recebeu cientistas de vários religiões, que estavam a fazer estudos no Observatório Astronómico, e um deles se apresentou como ateu, pedindo-lhe um favor: "Diga aos cristãos que amem mais aos muçulmanos”.

“Esta é uma mensagem de paz”, realçou.

O Papa Francisco vai receber o presidente norte-americano, Donald Trump, numa audiência marcada para 24 de maio, pelas 08h30 (menos uma em Lisboa).

Este vai ser o primeiro encontro entre os dois líderes, mas o Papa enviou uma mensagem aquando da tomada de posse de Trump, desejando que o líder dos EUA tome decisões “clarividentes” e atentas aos mais fracos.

Donald Trump, 45.º presidente dos Estados Unidos da América, tem divergências com o Papa em matérias de imigração e ambiente, mas tem sido elogiado pelos responsáveis católicos em temas como o aborto ou a oposição à ideologia do género.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR