Leão XIV lança mensagem em que pede fim das «fações» e o reforço da colaboração ecuménica

Cidade do Vaticano, 25 jan 2026 (Ecclesia) – O Papa pediu hoje que o centenário do Dia Mundial das Missões, a celebrar em outubro deste ano, seja vivido por uma Igreja de “corações reconciliados”, capaz de superar “polarizações” e “desconfiança mútua”.
“Em muitas situações, assistimos a conflitos, polarizações, incompreensões. Quando, também nas nossas comunidades, isto acontece, o seu testemunho enfraquece”, alertou Leão XIV, na mensagem divulgada este domingo, solenidade da conversão de São Paulo.
Sob o tema ‘Um em Cristo, unidos na missão’, o texto evoca a instituição deste dia por Pio XI, em 1926, e exorta os católicos a recuperarem uma “visão universal” da evangelização, rejeitando a fragmentação em “fações” dentro da Igreja.
“A unidade missionária não deve ser entendida como uniformidade, mas como convergência dos diferentes carismas para o mesmo objetivo”, explicou Leão XIV, sublinhando que a missão requer, primeiramente, “unidade espiritual e fraterna”.
O Papa defendeu o reforço do compromisso ecuménico, aproveitando o 1700.º aniversário do Concílio de Niceia, e destacou o papel das Obras Pontifícias Missionárias (OPM) como sinal de comunhão.
“Nenhum batizado é estranho ou indiferente à missão: todos participam na grande obra que Cristo confia à sua Igreja”, escreveu, citando o beato Paulo Manna: “Toda a Igreja para o mundo inteiro”.
A evangelização realiza-se quando as comunidades locais colaboram entre si e quando as diferenças culturais, espirituais e litúrgicas se expressam plena e harmoniosamente na mesma fé. Encorajo, deste modo, as instituições e realidades eclesiais a fortalecer o sentido de comunhão missionária eclesial e a desenvolver com criatividade formas concretas de colaboração entre si para a missão e na missão.”
A mensagem presta homenagem aos missionários que deixam a sua terra para levar o Evangelho a lugares “difíceis, pobres ou marcados por conflitos”, pedindo novas vocações e o apoio concreto dos fiéis através da oração e da partilha de bens.
“Admirando os missionários e as missionárias, faço um apelo especial à Igreja: unirmo-nos todos a eles na missão evangelizadora através do testemunho da vida em Cristo, da oração e do contributo para as missões”, apela o Papa.
Leão XIV pede que os católicos se unam para “levar o Evangelho do amor de Deus a todos, especialmente aos mais pobres e necessitados”.
O Dia Mundial das Missões celebra-se anualmente no penúltimo domingo de outubro (dia 18, em 2026).
OC
| Pai santo, concedei-nos ser um em Cristo, enraizados no seu amor que une e renova. Fazei que todos os membros da Igreja sejam unidos na missão, dóceis ao Espírito Santo, corajosos no testemunho do Evangelho, anunciando e encarnando todos os dias o vosso amor fiel por cada criatura.
Abençoai os missionários e as missionárias, sustentai-os no seu esforço, guardai-os na esperança! Maria, Rainha das missões, acompanhai a nossa obra evangelizadora em todos os cantos da terra: tornai-vos instrumentos de paz e fazei que o mundo inteiro reconheça em Cristo a luz que salva. Ámen. Leão XIV |
