Equipa médica publicou novo boletim, 72 horas após intervenção cirúrgica
Roma, 09 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco está a recuperar “dentro do previsto” da intervenção cirúrgica a que foi submetido esta quarta-feira a uma hérnia abdominal, no Hospital Agostino Gemelli, em Roma.
“A equipa médica informa que o pós-operatório do Papa decorre regularmente e dentro do previsto. O Santo Padre está apirético, os parâmetros hemodinâmicos estão normais, suspendeu administração de soro e continuou a alimentar-se com uma dieta líquida”, refere uma nota enviada esta tarde aos jornalistas, pelo porta-voz do Vaticano.
A Santa Sé tinha informado, esta manhã, que Francisco passou uma segunda noite “tranquila” no Gemelli, em Roma, registando uma “progressiva melhoria” do seu quadro clínico.
De tarde, o Papa “recolheu-se em oração e dedicou-se a atividades de trabalho”, tendo recebido a Eucaristia ao início da noite.
Matteo Bruni, diretor da sala de imprensa da Santa Sé, indicou que Francisco “está comovido com as muitas mensagens que continua a receber nestas horas”.
“Em particular, pretende dirigir o seu pensamento e o seu agradecimento às crianças hospitalizadas, neste momento, pelo carinho e amor recebido através dos seus desenhos e das suas mensagens”, acrescenta.
Entre as manifestações de carinho ao Papa, estão os habituais desenhos das crianças internadas no serviço de oncologia pediátrica, do Gemelli, que Francisco visitou em internamentos anteriores, bem como as das crianças hospitalizadas no ‘Bambino Gesù’, de Roma.
“A elas, bem como à equipa médica, enfermeiros, assistentes sociais e assistentes espirituais que diariamente tocam a dor, aliviando o seu peso, o Papa expressa a sua gratidão pela sua proximidade e oração”, conclui a nota do Vaticano.
Na sua conta oficial do Twitter, foi publicada esta tarde uma mensagem do Papa: “Agradeço do fundo do meu coração as orações e as muitas mensagens de proximidade e afeto que chegaram nestes dias. Rezo por todos, especialmente por aqueles que estão a sofrer. Peço que continuem a rezar por mim”.
Todas as audiências pontifícias estão suspensas até 18 de junho, estando previsto que o Papa retome a sua atividade normal, após a alta médica.
OC