Vaticano: Papa presidiu a ordenação episcopal do novo núncio no Iraque

Leão XIV deixa mensagem para «terra marcada pela dor e pelo desejo de renascimento»

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 27 out 2025 (Ecclesia) – O Papa presidiu este domingo, no Vaticano, à ordenação episcopal do novo núncio apostólico no Iraque, deixando uma mensagem para esta “terra marcada pela dor e pelo desejo de renascimento”.

“És chamado a lutar a boa batalha da fé, não contra os outros, mas contra a tentação de te cansares, de te fechares, de medires os resultados, contando com a fidelidade que é a tua característica distintiva: a fidelidade de quem não se procura a si mesmo, mas serve com profissionalismo, com respeito, com uma competência que ilumina e não ostenta”, disse Leão XIV, na homilia da Missa que decorreu na Basílica de São Pedro.

Dirigindo-se a D. Miroslaw Stanislaw Wachowski, nascido na Polónia, o Papa comentou o lema episcopal escolhido pelo seu representante diplomático em Bagdade, ‘Gloria Deo Pax Hominibus’ (Glória a Deus e paz aos homens).

“Este é o sentido profundo de qualquer vocação cristã e, de modo especial, a episcopal: tornar visível, com a própria vida, o louvor de Deus e o seu desejo de reconciliar o mundo a si”, referiu.

Leão XIV convidou a cultivar a humildade que “habita o coração de quem sabe ser servo.

“O bispo é chamado a semear com paciência, a cultivar com respeito, a esperar com esperança. É custódio, não dono; homem de oração, não de posse”, acrescentou.

OC

Partilhar:
Scroll to Top