Vaticano: Papa preside a reunião de conselho consultivo de cardeais

Encontro debate «dimensão feminina da Igreja»

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 04 dez 2023 (Ecclesia) – O Papa presidiu, esta manhã, à abertura da nova reunião do conselho consultivo de cardeais, criado por si em 2013, para um debate sobre a “dimensão feminina da Igreja”.

O tema foi anunciado pelo próprio Francisco, a 30 de novembro, durante um encontro com os membros da Comissão Teológica Internacional.

“Um dos grandes pecados que temos tido é ‘masculinizar’ a Igreja. E isso não se resolve pela via ministerial, isso é outra coisa. Resolve-se pela via mística, pela via real”, disse então.

O Conselho de Cardeais, após a renovação levada a cabo pelo Papa a 7 de março deste ano é composto por D. Pietro Parolin, secretário de Estado; D. Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano;D. Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa; D. Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim; D. Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; D. Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona; D. Gérald Lacroix, arcebispo do Quebeque; D. Jean-Claude Hollerich, arcebispo do Luxemburgo; e D. Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia.

O secretário é D.  Marco Mellino, bispo titular de Cresima (Itália).

O organismo foi criado para ajudar o Papa no “governo da Igreja universal”, tendo inicialmente trabalhado no projeto de reforma da Cúria Romana, que se concretizou com a publicação da Constituição Apostólica ‘Praedicate evangelium’ (Pregai o Evangelho), em março de 2022.

O conselho quer manifestar a “comunhão episcopal e o auxílio ao ministério petrino que o episcopado espalhado pelo mundo pode oferecer”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR