Celebração marcada para 22 de janeiro
Cidade do Vaticano, 14 jan 2023 (Ecclesia) – O Papa vai presidir a 22 de janeiro à Missa do Domingo da Palavra, numa celebração em que, pelo segundo ano consecutivo, institui no ministério de leitor e de catequista leigos e leigas católicas.
O ministério de catequista foi criado por Francisco em maio de 2021, meses depois de ter estabelecidos que as mulheres tivessem acesso aos ministérios de leitor e acólito.
O Domingo da Palavra foi estabelecido pelo atual Papa, a 30 de setembro de 2019, e na sua quarta edição vai ter como lema ‘O que vimos e ouvimos é o que também vos anunciamos’, da primeira carta de São João (1 Jo 1,3).
“Às 09h30 do domingo 22 de janeiro, o Papa presidirá à celebração da Eucaristia na Basílica de São Pedro e, posteriormente, com o objetivo de reavivar a responsabilidade que os fiéis têm no conhecimento da Sagrada Escritura, entregará aos presentes o Evangelho de Mateus”, adianta uma nota do Dicastério para a Evangelização (Santa Sé).
Durante a celebração, serão conferidos os ministérios de leitor e catequista a leigos e leigas: três o de leitor e sete o de catequista, vindos da Itália, Congo, Filipinas, México e País de Gales.
OC
Igreja: Secretariado Nacional da Educação Cristã associa-se ao «Domingo da Palavra»