Calendário de Leão XVI até à Páscoa tem mais de dezena e meia de celebrações, entre sete semanas

Cidade do Vaticano, 03 fev 2026 (Ecclesia= – O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice publicou hoje o calendário de celebrações até à Páscoa, 5de abril, que inclui a cerimónia do lava-pés na Basílica de São João de Latrão.
A celebração vespertina de Quinta-feira Santa, a 2 de abril, vai ser presidida por Leão XVI a partir das 17h30 locais (menos uma em Lisboa), na Catedral do Papa.
No seu pontificado, Francisco presidiu várias vezes ao rito do lava-pés fora do Vaticano, tendo passado por prisões ou centros de migrantes.
O calendário de Leão XIV para as próximas semanas, com mais de dezena e meia de celebrações, prevê a primeira visita a uma paróquia de Roma a 15 de fevereiro, na igreja de Santa Maria Rainha da Paz, em Ostia Lido; segue-se, a 22 de fevereiro, a igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Castro Pretorio.
A 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, o Papa cumpre a tradição de iniciar a Quaresma com um percurso entre a Igreja de Santo Anselmo e a Basílica de Santa Sabina, em Roma, onde preside à Missa pelas 17h00 (menos uma em Lisboa).
O Papa vai encontrar-se com o clero da Diocese de Roma no dia 19 de fevereiro e no contexto do ciclo de visitas a cinco paróquias da capital italiana, durante os domingos da Quaresma.
O encontro com os sacerdotes da diocese, da qual o Papa é bispo, retoma a tradição de se realizar na quinta-feira seguinte à Quarta-feira de Cinzas, início do tempo quaresmal, e vai ter lugar no Auditório Paulo VI, do Vaticano, pelas 10h00, informa o Vicariato de Roma, em nota enviada hoje aos jornalistas.
A 22 de fevereiro, iniciam-se os exercícios espirituais de Quaresma do Papa e dos seus colaboradores da Cúria Romana, que decorrem até 27 de fevereiro, sem compromissos públicos do pontífice.
Em março, Leão XIV estará na paróquia da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo (dia 1), em Santa Maria da Apresentação (dia 8) e no Sagrado Coração de Jesus em Ponte Mammolo (dia 15).
No dia 29 de março, Domingo de Ramos, às 10h00 (menos uma em Lisboa), celebra-se na Praça de São Pedro a Missa que recorda a entrada de Jesus em Jerusalém e os momentos da sua Paixão.
Já a 2 de abril, Quinta-feira Santa, a Missa Crismal vai ser celebrada na Basílica de São Pedro pelas 09h30 locais; a mesma Basílica recebe a celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-feira Santa, a partir das 17h00.
A tradicional Via-Sacra no Coliseu de Roma tem início marcado para as 21h15 de 3 de abril.
A Vigília Pascal é celebrada pelas 21h00 de 4 de abril, na Basílica de São Pedro; já o Domingo de Páscoa inclui a Missa às 10h15, na Praça de São Pedro, seguida da bênção ‘Urbi et Orbi’, na varanda da Basílica de São Pedro, ao meio-dia de Roma.
OC
