Um dia depois de ter rezado na Basílica de São Pedro, Francisco permanece estável, recebe visitas e mantém contatos com membros da Cúria Romana

Cidade do Vaticano, 11 abr 2025 (Ecclesia) – O estado de saúde do Papa Francisco permanece estável, com progressos graduais na recuperação, informou esta sexta-feira a Sala de Imprensa da Santa Sé, adiantando que a sua participação “nos ritos da Semana Santa ainda não está confirmada”.
Os jornalistas credenciados junto à Santa Sé foram informados hoje que o Papa Francisco continua a convalescença regular, o quadro de saúde “é estável, com melhoras graduais do ponto de vista motor, respiratório e no uso da voz”, informa o portal ‘Vatican News’.
Segundo a Sala de Imprensa da Santa, Francisco não faz uso de oxigenação durante períodos prolongados e os altos fluxos “são agora de uso residual e sobretudo para fins terapêuticos”, enquanto “os exames de sangue estão bons”.
Este domingo, a Igreja Católica começa a viver a Semana Santa, com a celebração dos Ramos, essa Missa, no Vaticano, vai ser presidida pelo cardeal Leonardo Sandri, o prefeito emérito do Dicastério para as Igrejas Orientais é o delegado do Papa.
O Vaticano acrescenta que “ainda não há indicações” sobre a presença do Papa “nos ritos da Semana Santa”, vai depender “também do clima”.
Francisco, nestes dias, recebeu a visita de membros da Secretaria de Estado, alguns superiores da Cúria Romana e prefeitos dos dicastérios.
A Sala de Imprensa da Santa Sé explica ainda, sobre a presença de Francisco na Basílica de São Pedro, esta quinta-feira, onde rezou junto ao túmulo de São Pio X, que o Papa “estava a fazer um passeio e escolheu prolongá-lo para ir rezar na Basílica”, informa o ‘Vatican News’.
O Papa chegou numa cadeira de rodas, com cânulas nasais e com uma manta a protegê-lo do frio, sem vestes papais, permanecendo em oração cerca de dez minutos, junto ao túmulo de Pio X; Francisco cumprimentou algumas das pessoas, como trabalhadores numa intervenção de restauro e várias crianças que abençoou, além de grupos de peregrinos que se deslocaram a Roma para o Jubileu.
Esta foi a segunda saída da Casa de Santa Marta nos últimos dias, depois da aparição de Francisco na Missa conclusiva do Jubileu dos Doentes e Mundo da Saúde, no último domingo, na Praça de São Pedro.
O Papa regressou à Casa de Santa Marta no dia 23 de março, após o maior internamento do atual pontificado, iniciado a 14 de fevereiro, no Hospital Gemelli, na sequência de uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias, que se agravou para uma pneumonia bilateral.
A Sala de Imprensa informou que o próximo briefing sobre o Papa Francisco está previsto para a próxima terça-feira, dia 15 de março.
OC/CB/PR