Francisco evoca «terrível explosão de violência» em cadeia de Guaiaquil
Cidade do Vaticano, 03 out 2021 (Ecclesia) – O Papa pediu hoje uma vida “mais humana” para os reclusos de todo o mundo, evocando o massacre da última semana no Equador.
“Entristeceu-me muito o que aconteceu nos últimos dias, na cadeia de Guaiaquil, Equador. Uma terrível explosão de violência entre os presos, pertencentes a gangues rivais, provocou mais de 100 mortes e numerosos feridos”, disse Francisco aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, para a recitação da oração do ângelus.
“Rezo por eles, pelas suas famílias. Que Deus nos ajude a curar a praga do crime, que escraviza os mais pobres, e ajude quantos trabalham, todos os dias, para tornar mais humana a vida nas prisões”, acrescentou.
O Papa rezou ainda pelo “dom da paz” para a “amada terra do Myanmar”.
“Que as mãos dos que a habitam não tenham de enxugar mais lágrimas de dor e morte, mas possam apertar-se para superar as dificuldades e trabalhar em conjunto para o advento da paz”, apelou.
Na última semana, a ONU divulgou um relatório do seu secretário-geral, António Guterres, pedindo uma “resposta internacional” urgente para a crise política desencadeada em Myanmar pelo golpe de Estado militar de 1 de fevereiro.
OC