Francisco diz que pais e mães que sabem gerir o seu dia merecem um «Nobel»
Cidade do Vaticano, 26 ago 2015 (Ecclesia) – O Papa disse hoje no Vaticano que as famílias têm de encontrar tempo para Deus e elogiou os pais e mães que sabem gerir o seu dia, afirmando que merecem um “nobel”.
“Há pais e mães que podiam ganhar o nobel por causa disto: de 24 horas fazem 48! Não sei como se mexem e fazem, há tanto trabalho na família”, disse, durante a audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.
Francisco admitiu que o tempo da família é “complicado”, “ocupado e preocupado”, sempre com “muitas coisas a fazer”, mas sublinhou a importância de encontrar momentos de oração e reflexão da Bíblia.
“Este é o espírito da oração, que nos leva a encontrar tempo para Deus, fazendo-nos sair da obsessão de uma vida onde falta sempre tempo, para encontrar a paz das coisas necessárias”, precisou.
Neste sentido, acrescentou que “é bonito ver as mães ensinar os filhos pequenos a mandar um beijo a Jesus ou a Nossa Senhora”.
Na centésima audiência geral do pontificado, Francisco questionou os presentes sobre o amor que sentem pelo Senhor: “Conseguimos pensar em Deus como uma carícia que nos dá e mantém a vida, uma carícia da qual nem a morte nos pode separar?”.
“Quando o afeto por Deus não acende o fogo, o espírito da oração não aquece o tempo; mas se o coração for habitado por Deus, até um pensamento sem palavras ou um beijo mandado por uma criança a Jesus se transformam em oração”, assinalou.
O Papa apelou ainda à leitura e meditação do Evangelho em família, bem como à oração comum antes das refeições.
“Uma coisa que tenho no coração e que vi nas cidades: muitas crianças ainda não aprenderam a fazer o sinal da Cruz. Mães, pais, ensinem as vossas crianças a rezar e a fazer o sinal da Cruz”, pediu.
Francisco deixou depois uma saudação aos peregrinos de língua portuguesa, incluindo diversas paróquias de Portugal e o grupo dos novos estudantes do Colégio Pio Brasileiro.
“Que o Senhor vos abençoe, para serdes em toda a parte farol de luz do Evangelho para todos. Possa esta peregrinação fortalecer nos vossos corações o sentir e o viver com a Igreja. Nossa Senhora acompanhe e proteja a vós todos e aos vossos entes queridos”, disse.
OC