Vaticano: Papa pede solidariedade para populações do Sri Lanka e Filipinas

Francisco agradeceu entusiasmo dos que o receberam na sua viagem aos países asiáticos

Cidade do Vaticano, 21 jan 2015 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje à solidariedade para as populações do Sri Lanka e Filipinas, agradecendo o entusiasmo de todos os que o acolheram nesses países asiáticos, durante a sua mais recente viagem internacional.

“Conservarei para sempre no coração a memória do acolhimento festiva por parte das multidões – nalguns casos mesmo oceânicas – que acompanharam os momentos principais da viagem”, declarou, perante 7 mil pessoas reunidas na sala Paulo VI para a audiência pública semanal, no Vaticano.

Francisco dirigiu uma saudação aos peregrinos de língua portuguesa, pedindo “solidariedade espiritual e material em favor das populações duramente provadas do Sri Lanka e das Filipinas”.

Num balanço da visita apostólica à Ásia, entre os dias 12 e 19 deste mês, o Papa disse que quis sublinhar a necessidade de “cuidar dos pobres”, o que “implica a recusa de qualquer forma de corrupção, que rouba os pobres, e exige uma cultura de honestidade”.

A intervenção referiu que a unidade e o desenvolvimento sociais comportam o “protagonismo” das famílias e dos jovens.

O Papa destacou vários momentos da viagem, como a canonização de São José Vaz (1651-1711), o missionário nascido em Goa, então território português, ou a visita a Tacloban, nas Filipinas, “na região mais gravemente atingida” pelo tufão Haiyan, em novembro de 2013.

Francisco elogiou a “profunda fé”, a religiosidade e o entusiasmo do povo filipino, “também na diáspora”.

“Agradeço ao Senhor por esta visita pastoral ao Sri Lanka e às Filipinas. Peço-lhe que abençoe sempre estes dois países e que confirme a fidelidade dos cristãos à mensagem evangélica da nossa redenção, reconciliação e comunhão em Cristo”, concluiu.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top